domingo, 14 de junho de 2009

Crônicas de um Louco por Wrestling #1: "Gimmick, uma faca de dois gumes"

Hey Hoo! Bom dia galera, primeira crônica chegando no 4CdR. Bom o tema de hoje é Gimmick, um termo no wrestling que pode colocar um wrestler nas alturas, ou deixá-lo jobbando em uma empresa.

Bom, gimmick é o termo que define a "identidade" de um wrestler na empresa, existem wrestlers que são muito habilidosos, tem carisma, e que tem chances de chegar ao topo, mas que tem uma gimmick que pode atrapalhar sua carreira dentro da empresa, vamos ver alguns exemplos disso, dentro da WWE:

Kofi Kingston: Grande wrestler, tem carisma, muita habilidade, e tem um baita finisher.... infelizmente, Kofi não tem uma gimmick legal, essa pose de "Jamiacano Doidão" não é muito boa, e é por isso que ele não é aproveitado na empresa. Um grande exemplo dessa desvalorização, é no No Way Out 2009, mais precisamente na Elimination Chamber do RAW valendo o World Heavyweight Championship, Kofi se classificou vencedo Kane, mas nem chegou à entrar na Câmara de Eliminação, pois foi atacado por Edge, que no final, saiu como World Champion. Acho que Kofi tem sim potêncial para ser um grande wrestler, basta apenas mudar de gimmick, talvez ele pudesse ter uma gimmick com à de Booker T, nos tempos que ele lutava na WWE. Hoje ele é United States Champion, mas todos sabemos que Kofi pode vencer um Título de Maior Peso na WWE.

The Brian Kendrick: Esse daqui foi destruído dentro da WWE, nos tempos em que ele lutava com o Paul London, era muito legal, tinha grande carisma, muita habilidade e sabia fazer até uma promos legais..... mas quando o London saiu da empresa, Brian foi jogado no lixo, teve que assumir uma gimmick de "garotinho assustado" e ainda ter que encarar um mananger como o Ezequiel Jackson. Brian lutava muito bem também na Ring of Honor, quando interpretava Spanky. Hoje, Brian foi para o RAW, e lá ficará por alguns meses, até provavelmente ser despedido da WWE ou continuar apanhando igual um condenado.

Finlay: Outro wrestler que não é valorizado na empresa graças à uma gimmick "podre". Sem comentários, um cara que luta tão bem como Finaly, ser obrigado à usar uma roupa de irlandês super apertada, e ainda ter que entrar com um anão que mais parece um pintor de rodapé. Sem contar a música que Finlay anda usando para fazer sua entrance, o que que é isso. Por isso é que Finlay não ganha nenhum título à muito tempo, e se continuar com essa gimmick vai se aposentar sem nada.


Jamie Noble: Um wrestler que pelo que eu assisti em alguns combates na ROH lutava muito bem, mas começou à cair na WWE. Outra gimmick ruim, para um wrestler que tem capacidade de ser Main Eventer.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/73/Jamie_Noble.jpg

Jimmy Wang Yang: De todos que eu citei, é, juntamente com o Kofi Kingston, um dos meus wrestlers favoritos. Tem um grande finisher, mas sua gimmick de caubói coreano/japonês é ridícula, uma coisa sem comentários. Quem sabe se Yang tivesse uma gimmick de wrestler "hell", como a do Chavo Guerrero, ou sei lá, do Matt Hardy, teria um futuro promissor na WWE.

Esses wrestlers são só alguns exemplos de wrestlers que não conseguem se desenvolver na empresa graças à sua gimmick, por isso eu disse, a Gimmick é uma faca de dois gumes. No caso desses wrestlers, ela não ajuda em nada, mas agora, vamos ver o wrestlers que ela colocou no topo do mundo do wrestling:

"Stone Cold" Steve Austin: Uma combinação de Gimmick + Grande Finisher, maior wrestler de todos os tempos, junto com The Undertaker, não tenho palavras para falar sobre SCSA, "ele é o cara".

http://www.mcstylin.com/wwecharacters/hallofchamps/47.jpg

The Undertaker: Melhor gimmick de todos os tempos, o coveiro mais conhecido do mundo chegou no topo da WWE e do wrestling profissional quando apareceu com o visual de Homem Morto. Fazia sua entrada com um corvo há alguns anos atrás, tentou trocar de gimmick de 2001 à 2003, mas não teve jeito, o Homem Morto do Vale da Morte (assim diria Jarbas Duarte, um dos apresentadores do WWE Luta Livre na TV) voltou para se eternizar com uma baita de uma gimmick que coloca medo até no Chuck Norris.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj840ZP6jRUyRQMsFyOWzdRMMT1FL1HHz48ohPwVSwBdw5IVAxey6SauomcAf4HCnR3sQGyJC-XUAnrm03vkCTnv-d-vytc6_vWjM2ar9H6EJVz_PtEo9lbuxJT5ELIbQ4wpsk4KXeNL_kw/s400/Undertaker+vs.+Festus+2.JPG

"The Icon" Sting: Esse é uma exceção, luta na TNA, mas tem outra gimmick certa para o wrestler certo. Combinação perfeita a Gimmick de Sting, que combina um lado meio negro, com um cara "tranquilo", que sabe a hora certa de atacar. Com certeza Sting vai se eternizar no mundo do wrestling, pois tem habilidade, tem carisma, sabe se comportar ao microfone e tem uma grande gimmick.

John Cena: Muitos criticam ele, por não saber lutar e outras coisas do genêro, eu não tenho nada contra ele, e tenho certeza que ninguém dos EUA tem, pois John Cena conquistou o público americano com muito carisma, uma boa personalidade e uma gimmick de "Super Herói" que deixa às crianças "loucas". Cena é um cara de muita sorte, pois se encaixou numa gimmick perfeita, acho que a WWE queria que ele fosse o sucessor de The Rock, um "mocinho" que sempre combatia o "vilão" na empresa, e acho que isso foi bem aceito pelo público.

Existem vários outros wrestlers que se dão bem na WWE e em outras empresas graças à uma gimmick perfeita, um exemplo é Batista, um wrestler regular, mas que assim como John Cena atraí o público pelo seu jeito.

Randy Orton é outro caso de gimmick execelente, um wrestler completo, que tem habilidade, carisma, grande finisher, sabe falar no microfone e que tem uma gimmick perfeita, simplesmente intocável. Edge também é outro caso de gimmick perfeita, ele contagia o público com atitudes de um verdadeiro vilão, Chris Jeircho também é um grande exemplo. Espero que tenham percebido porque um wrestler precisa ter uma boa gimmick dentro de uma empresa, mesmo que não tenha muita habilibade in-ring.

Espero que tenham gostado e que comentem.

6 Comentários:

Anônimo disse...

Cara adorei a crônica! Concordo plenamente com tudo que escreveu. Com certeza é preciso muito mais que habilidade e carisma para se dar bem dentro da WWE.

Parabéns e continue assim...

Valeu Irmão

Joe Sacomani disse...

vcs nao cansam d escrever sempre sobre os mesmo assunto?????

scsa e undertaker sao um dos melhores d todos tempos, mas nao os
tem mtos wrestlers mundo afora na frente deles

Pedro Passerini disse...

Não querendo me opor À sua opinião isso vale de cada um, mas desde o começo do artigo eu coloquei que iria falar de wrestlers da WWE, a unica exceção foi o Sting, da TNA.

Sobre SCSA e Undertaker, isso também é questão de opinião, cada qual tem sua, nesse caso eu disse sobre a gimmick, posso até ter elogiado, mas o tema foi gimmick, espero que entenda.

Anônimo disse...

Não gostei, outro assunto batido, todos sabem que a gimmick é importante e tal, então fale de algo novo, e sempre a mesma coisa, fale mais da TNA, ou da ROH, fale de coisas novas, ao ler isso só cheguei a conclusão que vc queria dar sua opinião sobre os lutadores, e não sobre suas gimmicks

Pedro Passerini disse...

Vlw cara, da próxima vez vou tentar melhorar, espero que vocês gostem.

Anônimo disse...

Num curti.. . foi mal veio mais num curti